PREFÁCIO
Carlos Giovani Delevati Pasini[1]
Uma vacina preventiva de erros e violência se fará.
As prisões se transformarão em escolas e oficinas.
E os homens, imunizados contra o crime,
cidadãos de um novo mundo,
contarão às crianças do futuro, estórias absurdas de
prisões, celas, altos muros, de um tempo superado.[2]
Cora
Coralina
Em
2023, os alunos Amanda Fortuna e Guilherme Ferreira, do 3º Ano do ensino médio
do Colégio, ficaram empolgados em sala de aula com a realização do projeto de
leitura e estudo de poesias brasileiras com base no que prevê a BNCC[3]. Lembro que ambos
disseram, cada um a seu jeito, algo no sentido de “Professor, por que não
publicamos um livro com esses poemas que produzimos?”. Achei uma ideia
fantástica. Por que não?
A
semente estava plantada.
Aproximadamente
um ano depois nasce o primeiro volume, com o apoio da educação de Goiás, de
entidades literárias, escritores e pessoas físicas independentes que muito
amistosamente resolveram apoiar as ações de empreendedorismo de nossos alunos.
Em
2024, o projeto foi iniciado como eletiva de empreendedorismo e parte, também, na
disciplina Língua Portuguesa e de estudo orientado em Língua Portuguesa, sendo organizado
em etapas.
A
primeira fase foi uma roda de poesias, proporcionando aos alunos o
contato com livros de escritores canônicos brasileiros, por intermédio de obras
selecionadas na biblioteca do Colégio. Os livros eram levados à sala de aula e
cada dupla de alunos deveria escolher um poema que gostasse, utilizando variado
grupo de autores, dos quais cito alguns: Cora Coralina, Carlos Drummond,
Mário Quintana, Gilberto Mendonça Teles, Cecília Meireles, Mário de Andrade,
Florbela Espanca, Hilda Hilst, Adélia Prado, entre outros. Após a escolha,
os alunos transcreveram o poema escolhido para o caderno e, por intermédio da
oralidade, disseram o que entenderam do texto (releitura).
Em
uma segunda fase, com orientação docente, foi feito o estudo sobre as
características do poema e da poesia: versos, estrofes, rimas, métricas,
distribuição usual do texto no papel. Para isso, houve novamente a reutilização
dos livros da biblioteca, como fonte de pesquisa e curiosidade poética.
Na
terceira e última fase foi proposto o desafio dos alunos construírem o
seu próprio poema original. O tema era livre, mas valia como uma atividade
avaliativa proposta, ou seja, valia nota. Nesse momento que a atividade
explodiu em criatividade e alegria. Quantos textos fantásticos! Os jovens do
Colégio Estadual Professora Eva Assunção brincaram com a poesia, desabafaram em
poemas e até reclamaram pelas letras. Essa é a catarse tão necessária para uma
juventude que necessita se expressar, algumas vezes surpreendendo com letras
sobre a própria vida, tendo ainda uma enormidade o que viver. A vida é isso: a
metáfora do próprio viver.
Durante
a correção da atividade escrita dos alunos – momento em que fiquei feliz e até
chorei literalmente com o resultado – relembrei a proposta de Amanda e
Guilherme de 2023, hoje já formados, e pensei novamente: por que não? Por que
não? A partir daí surgiu a empolgação: a conversa, o apoio imediato e
irrestrito da gestora Rosana e o contato com alunos, responsáveis e escritores amigos.
Nasceu,
portanto, uma aventureira quarta fase que hoje se encerra, com a
publicação desta coletânea, em um primeiro momento no formato de livro
eletrônico (e-book digital) e, posteriormente, no modo impresso.
O
livro possui os poemas da Amanda Fortuna e do Guilherme Ferreira, alunos que
representam o 3º ano do ensino médio de 2023. Os dois foram escolhidos – poemas
guardados – por condensarem o sentimento dos alunos do ano passado, os quais
mostraram que gostaram da atividade proposta.
O
restante do livro é organizado em 5 (cinco) temas gerais, a saber: alegria,
amor, esperança, filosofia e natureza. Poderiam ser cinquenta temas, ou
mesmo muito mais. Entretanto, por manifestação da comissão editorial,
organizou-se nestes temas principais.
Cabe
destacar, também, que cada tema possui a distribuição dos alunos em ordem
alfabética, independentemente do ano escolar. O livro contém poemas de
discentes do 1º e 3º anos do ensino médio, por serem esses os anos onde as
disciplinas supracitadas foram trabalhadas e, por consequência, a atividade
realizada.
Aliado
a isso, cabe-nos agradecer o colega Randes pelas ilustrações concretizadas,
tanto para a capa quanto para o interior do livro. Agradecemos, especialmente,
a todos os alunos e alunas participantes, bem como os responsáveis que
autorizaram a participação nesta atividade sem fins lucrativos.
Por
fim, é importante que o leitor compreenda o momento etário dos autores dos
poemas desta coletânea. Jovens, adolescentes, sonhadores, influenciados por
autores cânones da literatura brasileira. Notadamente uma juventude que almeja
mudar a própria realidade, o mundo a sua volta e perpetua sonhos que tanto a
eles – quanto a nós – nos transformam no que verdadeiramente somos: seres
humanos.
[1] Professor de Língua Portuguesa do Colégio Estadual
Professora Eva Assunção.
[2] Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. 6ª ed.,
São Paulo: Global Editora, 1997.
[3] Ler e compreender, com certa autonomia, textos em
versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos
figurados) e recursos visuais e sonoros.