Prefácio da obra - Vozes do Futuro (Vol. 1)

 



PREFÁCIO

Carlos Giovani Delevati Pasini[1]

Tempo virá.

Uma vacina preventiva de erros e violência se fará.

As prisões se transformarão em escolas e oficinas.

E os homens, imunizados contra o crime,

cidadãos de um novo mundo,

contarão às crianças do futuro, estórias absurdas de prisões, celas, altos muros, de um tempo superado.[2]

Cora Coralina

 

Em 2023, os alunos Amanda Fortuna e Guilherme Ferreira, do 3º Ano do ensino médio do Colégio, ficaram empolgados em sala de aula com a realização do projeto de leitura e estudo de poesias brasileiras com base no que prevê a BNCC[3]. Lembro que ambos disseram, cada um a seu jeito, algo no sentido de “Professor, por que não publicamos um livro com esses poemas que produzimos?”. Achei uma ideia fantástica. Por que não?

A semente estava plantada.

Aproximadamente um ano depois nasce o primeiro volume, com o apoio da educação de Goiás, de entidades literárias, escritores e pessoas físicas independentes que muito amistosamente resolveram apoiar as ações de empreendedorismo de nossos alunos.

Em 2024, o projeto foi iniciado como eletiva de empreendedorismo e parte, também, na disciplina Língua Portuguesa e de estudo orientado em Língua Portuguesa, sendo organizado em etapas.

A primeira fase foi uma roda de poesias, proporcionando aos alunos o contato com livros de escritores canônicos brasileiros, por intermédio de obras selecionadas na biblioteca do Colégio. Os livros eram levados à sala de aula e cada dupla de alunos deveria escolher um poema que gostasse, utilizando variado grupo de autores, dos quais cito alguns: Cora Coralina, Carlos Drummond, Mário Quintana, Gilberto Mendonça Teles, Cecília Meireles, Mário de Andrade, Florbela Espanca, Hilda Hilst, Adélia Prado, entre outros. Após a escolha, os alunos transcreveram o poema escolhido para o caderno e, por intermédio da oralidade, disseram o que entenderam do texto (releitura).

Em uma segunda fase, com orientação docente, foi feito o estudo sobre as características do poema e da poesia: versos, estrofes, rimas, métricas, distribuição usual do texto no papel. Para isso, houve novamente a reutilização dos livros da biblioteca, como fonte de pesquisa e curiosidade poética.

Na terceira e última fase foi proposto o desafio dos alunos construírem o seu próprio poema original. O tema era livre, mas valia como uma atividade avaliativa proposta, ou seja, valia nota. Nesse momento que a atividade explodiu em criatividade e alegria. Quantos textos fantásticos! Os jovens do Colégio Estadual Professora Eva Assunção brincaram com a poesia, desabafaram em poemas e até reclamaram pelas letras. Essa é a catarse tão necessária para uma juventude que necessita se expressar, algumas vezes surpreendendo com letras sobre a própria vida, tendo ainda uma enormidade o que viver. A vida é isso: a metáfora do próprio viver.

Durante a correção da atividade escrita dos alunos – momento em que fiquei feliz e até chorei literalmente com o resultado – relembrei a proposta de Amanda e Guilherme de 2023, hoje já formados, e pensei novamente: por que não? Por que não? A partir daí surgiu a empolgação: a conversa, o apoio imediato e irrestrito da gestora Rosana e o contato com alunos, responsáveis e escritores amigos.

Nasceu, portanto, uma aventureira quarta fase que hoje se encerra, com a publicação desta coletânea, em um primeiro momento no formato de livro eletrônico (e-book digital) e, posteriormente, no modo impresso.

O livro possui os poemas da Amanda Fortuna e do Guilherme Ferreira, alunos que representam o 3º ano do ensino médio de 2023. Os dois foram escolhidos – poemas guardados – por condensarem o sentimento dos alunos do ano passado, os quais mostraram que gostaram da atividade proposta.

O restante do livro é organizado em 5 (cinco) temas gerais, a saber: alegria, amor, esperança, filosofia e natureza. Poderiam ser cinquenta temas, ou mesmo muito mais. Entretanto, por manifestação da comissão editorial, organizou-se nestes temas principais.

Cabe destacar, também, que cada tema possui a distribuição dos alunos em ordem alfabética, independentemente do ano escolar. O livro contém poemas de discentes do 1º e 3º anos do ensino médio, por serem esses os anos onde as disciplinas supracitadas foram trabalhadas e, por consequência, a atividade realizada.

Aliado a isso, cabe-nos agradecer o colega Randes pelas ilustrações concretizadas, tanto para a capa quanto para o interior do livro. Agradecemos, especialmente, a todos os alunos e alunas participantes, bem como os responsáveis que autorizaram a participação nesta atividade sem fins lucrativos.

Por fim, é importante que o leitor compreenda o momento etário dos autores dos poemas desta coletânea. Jovens, adolescentes, sonhadores, influenciados por autores cânones da literatura brasileira. Notadamente uma juventude que almeja mudar a própria realidade, o mundo a sua volta e perpetua sonhos que tanto a eles – quanto a nós – nos transformam no que verdadeiramente somos: seres humanos.

Parabéns, queridos alunos! A sua criatividade nos inspira enquanto professores. Sucesso, saúde e paz! Fraterno abraço!


[1] Professor de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Professora Eva Assunção.

[2] Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. 6ª ed., São Paulo: Global Editora, 1997.

[3] Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.